Estreada em 2017, “Biblioteca de Dança”, criação de Jorge Alencar e Neto Machado (Bahia), é uma instalação coreográfica em que artistas da dança conversam com o público, corpo a corpo, compartilhando coreografias que marcaram suas vidas. Cada participante é como um livro vivo que está disponível, como (e em) uma biblioteca, por algumas horas, possibilitando que o público acesse seus capítulos e diferentes “contações dançantes de história”, por quanto tempo deseje, de modo íntimo e relacional. A cada cidade visitada, a biblioteca é composta por novos artistas-volumes, histórias e danças, enquanto um espaço feito para reunir ficção, história, teoria e poesia, compondo uma rede de memórias que se multiplicam por muitas percepções, cruzamentos e leituras.
Como se documenta dança com o próprio corpo? Como coreografar histórias a partir de afetos? Como ir além da “história oficial” produzindo conhecimento coletivamente? O que pode uma obra de arte na vida de uma pessoa? Com palavras, gestos, objetos e movimentos, artistas põem em relevo a capacidade de criações artísticas atravessarem a vida de alguém.
HISTÓRICO DA BIBLIOTECA DE DANÇA – Membros da Dimenti Produções Culturais, Jorge Alencar e Neto Machado desenvolveram a “Biblioteca de Dança” em três residências artísticas internacionais: Akademie Schloss Solitude (Stuttgart – Alemanha), #StationONE – Service for Contemporary Dance (Belgrado – Sérvia) e Graner – Centro de Creación Del Cuerpo y el Movimiento (Barcelona – Espanha), com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A obra já circulou por diversas cidades do Brasil, passando por eventos e espaços como a Bienal Sesc de Dança (Campinas/SP), Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC Bahia e Jornada de Dança da Bahia (Salvador/BA), Centro de Dança do Distrito Federal (Brasília/DF), Sesc Pompeia e Sesc Avenida Paulista (São Paulo/SP) e Quinta Semana da Dança da UFSC (Florianópolis/SC). Em 2019, foi realizada na cidade de Stuttgart (Alemanha), como parte do projeto “Das Festival”, da dupla Herbordt/Mohren. Em 2020, o trabalho recebeu uma adaptação audiovisual chamada “Deixa Eu te Contar”, em parceria com o Festival Paralela (Uberlândia/MG), e foi também realizado em formato de live pelo projeto #EmCasaComSesc do Sesc Ao Vivo. Já em 2021, uma adaptação em vídeo, com 10 volumes, foi lançada pelo Sesc Avenida Paulista, da cidade de São Paulo, em suas redes sociais, alcançando uma audiência de 28 mil pessoas, além de terem havido variadas apresentações ao vivo pela internet. Também em 2021, incorporou um formato inédito, em podcast, disponível no canal de Spotify da Dimenti, e que teve novos episódios lançados em 2022, a partir de retomada de temporada presencial, realizada na cidade de Curitiba, em projeto do 20MINUTOS.MOV e Expressão Criação e Produção Cultural.
BIBLIOTECA DE DANÇA
De Jorge Alencar e Neto Machado
Classificação indicativa: Livre
Produção: Dimenti Produções Culturais
PASTA DE ARQUIVOS
Acesse fotos, vídeos e textos