Estreada em 2017, “Biblioteca de Dança”, criação de Jorge Alencar e Neto Machado (Bahia), é uma instalação coreográfica em que artistas da dança conversam com o público, corpo a corpo, compartilhando coreografias que marcaram suas vidas. Cada participante é como um livro vivo que está disponível, como (e em) uma biblioteca, por algumas horas, possibilitando que o público acesse seus capítulos e diferentes “contações dançantes de história”, por quanto tempo deseje, de modo íntimo e relacional. A cada cidade visitada, a biblioteca é composta por novos artistas-volumes, histórias e danças, enquanto um espaço feito para reunir ficção, história, teoria e poesia, compondo uma rede de memórias que se multiplicam por muitas percepções, cruzamentos e leituras.
Como se documenta dança com o próprio corpo? Como coreografar histórias a partir de afetos? Como ir além da “história oficial” produzindo conhecimento coletivamente? O que pode uma obra de arte na vida de uma pessoa? Com palavras, gestos, objetos e movimentos, artistas põem em relevo a capacidade de criações artísticas atravessarem a vida de alguém.
HISTÓRICO DA BIBLIOTECA DE DANÇA – Membros da Dimenti Produções Culturais, Jorge Alencar e Neto Machado desenvolveram a “Biblioteca de Dança” em três residências artísticas internacionais: Akademie Schloss Solitude (Stuttgart – Alemanha), #StationONE – Service for Contemporary Dance (Belgrado – Sérvia) e Graner – Centro de Creación Del Cuerpo y el Movimiento (Barcelona – Espanha), com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
A “Biblioteca de Dança” já circulou por diversas cidades do Brasil, passando por eventos como: Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC Bahia, IC Encontro de Artes, Jornada de Dança da Bahia e Festival Maré de Março (Salvador/BA), Bienal Sesc de Dança (Campinas/SP), Quinta Semana da Dança da UFSC (Florianópolis/SC), Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha (Itajaí/SC), FIT Rio Preto – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP), Circuito Literário Sesc (Goiânia e Anápolis/GO) e Vivências em Literatura Sesc (Vitória/ES). Em Curitiba (PR), realizou duas temporadas, em 2022 e 2024, em parceria com o 20MINUTOS.MOV e Expressão Criação e Produção Cultural. Em projeto patrocinado pela Bahiagás – Companhia de Gás da Bahia e Governo do Estado, através do Fazcultura, fez temporadas em Salvador e Jequié, na Bahia, em 2024. Também já teve pauta em espaços como o Centro de Dança do Distrito Federal (Brasília/DF), Sesc Pompeia e Sesc Avenida Paulista (São Paulo/SP), além de diversas unidades do Sesc do Rio de Janeiro.
No exterior, a “Biblioteca de Dança” foi realizada na cidade de Stuttgart (Alemanha), como parte do projeto “Das Festival”, da dupla Herbordt/Mohren, em 2019. Também na cidade de Ōtautahi Christchurch (Nova Zelândia), dentro do festival Ōtautahi Tiny Performance Fest, em 2024, com apoio do Edital de Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura.
O trabalho também recebeu uma adaptação audiovisual em formato de série chamada “Deixa Eu te Contar” (2022), em parceria com o festival PARALELA plataforma de arte (Uberlândia/MG).
BIBLIOTECA DE DANÇA
De Jorge Alencar e Neto Machado
Classificação indicativa: Livre
Produção: Dimenti Produções Culturais