D! NEWS Nº 07 – Abr/2025
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O Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, é uma oportunidade de refletir sobre o papel da dança na sociedade. Um campo de disputas e tensões, de rupturas e continuidades, de construção e reconstrução, de arranjos sociais e estéticos.
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A data foi estabelecida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, escolhida pelo dia de nascimento do bailarino francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Mas é importante lembrar: a história da dança – e sua força histórica – não começa nem termina nas narrativas europeias!
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Neste mês simbólico, a gente também lembra que, desde 1998, esta linguagem e suas fricções movem o nosso fazer: a dança corporifica a existência da Dimenti em seus quase 27 anos de trabalho, seja nas artes da cena, no audiovisual, na literatura… Há sempre uma sensibilidade coreográfica presente nas criações e nos nossos modos de existir.
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Sim, nós estamos no maior projeto de itinerância de artes cênicas no Brasil! A Dimenti é um dos 16 grupos que integram a 27ª edição do Palco Giratório, realizado pelo Sesc com sua rede capilar de unidades em todo o país (saiba mais aqui). A “Biblioteca de Dança”, trabalho criado pelos coreógrafos Jorge Alencar e Neto Machado junto a uma série de artistas do corpo, vai circular por mais de 20 cidades de 12 estados de todas as regiões brasileiras: Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além da própria Bahia.
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O lançamento do Palco Giratório 2025 será em Recife, entre os dias 25 e 27 de abril, e nós teremos a honra de compor esta programação especial de abertura. Para a galera recifense, fica marcado: nos vemos no dia 26, entre as 15h e 17h, na Biblioteca do Sesc Santa Rita.
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Estreada em 2017, a “Biblioteca de Dança” é uma obra coreográfica em que artistas ocupam uma biblioteca e se apresentam como livros vivos, que compartilham com o público memórias de coreografias às quais assistiram e que marcaram suas vidas. Com palavras, gestos, movimentos e diversos outros recursos, o elenco põe em relevo os afetos que nos atravessam no encontro com obras artísticas e com situações cotidianas percebidas como arte. No Palco Giratório, estarão em cena Cândida Monte, Larissa Lacerda, Luana Bezerra, Priscila Pontes, Ruan Wills e os próprios Jorge Alencar e Neto Machado, além de Laremi Paixão e Micheline Torres na passagem por Recife.
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Acompanhe a nossa itinerância. Vamos sempre compartilhar a agenda e as experiências no nosso Instagram: @dimentiproducoes. E se ligue que vão rolar em algumas cidades a Oficina Biblioteca de Dança e conversas públicas no “Pensamento Giratório”!
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Estamos ainda em clima de festa pela aprovação da tese de doutorado de nosso Jorge Alencar, pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDança/UFBA). No último dia 25 de março, no Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA, aconteceu a defesa pública da tese, intitulada “Ética quando dança: uma biblioteca de com.posições político-po.éticas”. Com orientação da Profa. Dra. Lúcia Matos, a pesquisa indaga sobre o exercício ético na dança em sua dimensão coreográfica, como prática de uma cena comum que dinamiza nossos afetos, potências, imaginações, atos e forças inventivas. O trabalho faz da obra “Biblioteca de Dança” um dispositivo metodológico para a investigação.
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Esta foi a primeira experiência no Brasil de doutorado sanduíche ligado a uma Programa de Pós-Graduação em Dança, com estudos realizados também na Justus Liebig University Giessen (JLU), na Alemanha, com supervisão do artista e Prof. Dr. Xavier Le Roy e apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Que venham muitas outras!
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No último mês de março, nós estávamos em movimento com as potências da periferia! A Conexões Criativas, em articulação com a Dimenti, foi responsável pela assessoria técnica – concepção, curadoria, criação, produção – da 8ª edição do “Movimento Boca de Brasa”, festival anual que apresenta as entregas do programa Boca de Brasa, realizado pela Prefeitura de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. Nos dias 27, 28 e 29, o evento fez parte da programação oficial do aniversário de Salvador, ocupando o Quarteirão das Artes, localizado entre a Praça Castro Alves e a Barroquinha, no Centro Histórico.
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Espetáculos, shows, podcasts, exposição, feira de economia criativa, atividades formativas, Ocupação Sound System e ainda um rolé especial pelos espaços culturais Boca de Brasa (Cajazeiras, Valéria e Subúrbio) foram protagonizados por iniciativas culturais e criativas participantes das Escolas Criativas Boca de Brasa, junto com artistas e grupos convidados que também afirmam a diversidade como um ativo de nossa cidade. Mais de 150 artistas passaram pelos diversos palcos do festival.
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O IC Encontro de Artes chega à sua 17ª edição em 2025 cheio de novidades! E os primeiros movimentos já estão acontecendo. O festival se realiza anualmente em agosto, em Salvador, e o trabalho de pesquisa, curadoria e definições da questão curatorial já começou há muito.
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Este ano, temos a alegria de anunciar a parceria inédita com a Transpetro, a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina, que amplia o alcance do festival em 2025. Com esse patrocínio, realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o IC vai se espalhar por outras cidades do interior da Bahia, com atividades formativas e ações artísticas, se conectando a contextos diversos.
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Então, atenção às nossas redes e canais porque a partir de maio começam as oficinas de produção cultural e o processo de seleção de bolsistas que vão acompanhar a produção do festival. E, muito em breve, lançaremos o mote curatorial do IC17. Segue lá: @icencontrodeartes.
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O IC conta também com o apoio plurianual do Edital de Eventos Culturais Calendarizados, realizado pelo Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
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Estar no Palco Giratório é uma alegria que a Dimenti já experimentou outras duas vezes.
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Em 2013, viajamos com “Tombé”, espetáculo dirigido por Jorge Alencar: é como um “stand up dance comedy”, um programa de auditório filosófico interessado em debater discursos, movimentos, absurdos e relações de poder na arte e na vida.
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Em 2018, foi a vez de “Desastro”, de Neto Machado, voltado, principalmente, para crianças e adolescentes, como uma coreografia neon, uma ideia de futuro inventada no passado, um universo construído a partir de luz de led e traquitanas caseiras. Confira aqui 👇
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